O princípio “Escreva uma vez, execute em qualquer lugar” do Java é uma característica marcante da linguagem. O código Java pode ser executado em qualquer plataforma com uma Máquina Virtual Java (JVM), tornando-o uma escolha sólida para desenvolver aplicativos multiplataforma. Isso significa que ela impõe regras estritas e tipos de dados, o curso de desenvolvimento web que pode ajudar os iniciantes a desenvolver uma base sólida em princípios de programação. A programação orientada a objetos (POO) é um conceito fundamental introduzido pelo Java, ensinando como estruturar seu código em classes e objetos. A linguagem enfatiza código limpo e descomplicado, tornando-a mais fácil de entender para iniciantes.

Os desenvolvedores trabalham principalmente com as versões Python 2.x e 3.x. Esta última suporta a mais nova e mais limpa sintaxe Python com melhor suporte para módulos de terceiros do que o Python 2. Este artigo irá comparar Python e Java, examinando suas semelhanças e diferenças. https://nahoradanoticia.com.br/tecnologia/bootcamp-para-desenvolvimento-web-sua-chance-de-alavancar-a-carreira/ E nós vamos nos aprofundar no uso dessas linguagens para interagir com sites WordPress, talvez ajudando você a decidir qual é a certa para você. Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores.

Vantagens e Desvantagens do Java em Relação ao Python

Em Python, não há necessidade de utilizar chaves ou ponto e vírgula para delimitar blocos de código, o que torna a linguagem mais intuitiva para iniciantes. Por outro lado, a sintaxe mais estruturada do Java pode ser mais adequada para projetos complexos e de grande escala, pois ajuda a manter o código organizado e legível. A linguagem de programação Python continuará em destaque em 2024, aposta a nova edição do índice TIOBE da comunidade de programação. Essa popularidade é impulsionada pela expansão significativa da inteligência artificial no mercado de tecnologia. Se ao ler esse artigo, você decidiu se especializar em Python, na EBAC oferecemos o curso online de Desenvolvedor Back-end Python.

Em última análise, sua motivação e interesse em uma linguagem serão fundamentais para o seu sucesso. Se uma linguagem o entusiasma mais do que a outra, é provável que seja a melhor escolha, pois você estará mais motivado a aprender e explorá-la profundamente. Se você está interessado no desenvolvimento de aplicativos Android, o Java é o caminho a percorrer. O desenvolvimento de aplicativos Android depende muito do Java, e aprender essa linguagem será um ativo valioso. Base de código grande e estável Muitos aplicativos de nível empresarial são construídos em Java, tornando-o uma escolha confiável para projetos de grande escala. Aprender Java pode fornecer experiência valiosa na trabalhando com bases de código substanciais e colaborando com equipes em projetos extensos.

Python vs Java: Facilidade de uso

Ensinamos como resolver problemas algorítmicos usando programação Python, a desenvolver e testar aplicativos funcionais, bem como a integrá-los com bancos de dados e APIs, entre outras coisas. Caso tenha resolvido se aprofundar em Java, aqui nós temos o curso de Especialista Back-end Java. Nele, você vai dominar uma das linguagens mais populares do mundo e decolar no mercado de TI com o desenvolvimento de apps, redes, e-commerces e banco de dados. O Python é muito utilizado para o desenvolvimento de cursos online, já que é uma linguagem de programação com sintaxe semelhante à do inglês, o que o faz simples de entender para iniciantes. Machine Learning e IA requerem que o processamento de dados seja contínuo e, nesse caso, as bibliotecas Python permitem sua transformação e manuseio constantes. Tanto Python quanto Java têm comunidades ativas e ecossistemas robustos que oferecem uma ampla gama de bibliotecas, frameworks e recursos úteis.